Sup - Sistema para utilidades públicas

  • Fat Real
    Sistem a de Faturamento em Tempo Real
  • SOSCampo
    Sistema de Gestão de Ordens de Serviço em Campo

FatReal – Sistema de Faturamento em Tempo Real (leitura e faturamento simultâneo)

Composto dos seguintes módulos:

Módulo do COLETOR

Conjunto de programas executados nos equipamentos de campo, possuindo, dentre outras, as seguintes funcionalidades:

  • Carga e distribuição dos dados da rota de leitura na memória do coletor;
  • Pesquisas e consultas de posicionamento de clientes na rota, por nome, endereço, número do medidor, identificação do cliente, identificação de rota e posição relativa do cliente na rota;
  • Coleta, consistência de leituras e registro de ocorrências, conforme as regras de negócio estabelecidas pela Concessionária;
  • Inserção de texto livre, pelo Agente Comercial, reportando eventuais problemas em campo ou esclarecimentos solicitados pelo cliente;
  • Cálculos tarifários de consumo e importe de kWh, IP, ICMS, PIS/COFINS, resíduos de troca de medidor, lançamentos de taxas, parcelamentos e devoluções, rigorosamente de acordo com as disposições do órgão regulatório e regras de negócio da Concessionária;
  • Faturamentos por média ou mínimo, conforme a ocorrência apontada, ou pelo consumo taxado, parametrizadamente conforme com as regras de negócio definidas pela Concessionária;
  • Impressão de Notas Fiscais / Faturas de Energia Elétrica com MD5 e código de barras no padrão FEBRABAN;
  • Emissão integrada do Aviso de Corte;
  • Disponibilização imediata das faturas emitidas em campo no banco de dados da Concessionária, através do emprego de equipamentos dotados de chip de celular (GPRS/CDMA) com comunicação de dados, o que adiciona as seguintes vantagens ao sistema:
  • Permite que a Concessionária possa atender os clientes que liguem para o Call-Center com dúvidas sobre sua fatura, logo que a recebam;
  • Permite acesso aos dados via Internet (WebService);
  • Possibilidade de carga remota dos dados a faturar, sem necessidade da vinda do leiturista ao escritório;
  • Captura da imagem do medidor (leitura e número do equipamento), quando a leitura estiver fora dos parâmetros esperados, possibilitando validá-la sem a necessidade de uma segunda visita, proceder a eventuais correções cadastrais (número do medidor errado, p.ex.), bem como mostrar a foto da leitura ao cliente de uma eventual reclamação;
  • Atualização cadastral das coordenadas geográficas das Unidades Consumidoras, Postes, Transformadores etc., utilizando coletores dotados de GPS, aproveitando a ida ‘a campo para a execução normal da leitura, o que apresenta os seguintes subprodutos:
  • Permite a localização precisa das Unidades Consumidoras em campo para atender Ordens de Serviço;
  • Permite realizar leituras em locais remotos sem a necessidade de ser sempre o mesmo leiturista que conheça o local;
  • Em conjunto com o sistema GIS da Concessionária, permite o enquadramento da Unidade Consumidora no Circuito Elétrico correspondente para fins de apuração do DIC/FIC;
  • Capacidade de comunicação de voz com o leiturista, bem como gerencia remota dos coletores, a partir do escritório (para dirimir dúvidas de campo, por exemplo), através de software de apoio;
  • Descarga redundante dos dados coletados e faturados em campo para o caso de um eventual problema de comunicação.

Módulo de RETAGUARDA

Responsável por trabalhar os dados para carga no Módulo do COLETOR, assim como tratar os dados descarregados visando reagrupá-los para devolução ao Sistema Comercial da Concessionária.

Principais funcionalidades:

  • Receber os dados enviados pela Concessionária, validá-los e acompanhar cada fase do processamento;
  • Formatar e gerenciar as cargas dos dados nos coletores disponíveis;
  • Gerenciar e garantir a integridade dos dados descarregados dos coletores;
  • Controlar as pendências de leituras e faturamentos em campo, permitindo processamentos de carga e descarga específicos desses casos;
  • Permitir a verificação dos dados coletados em campo visando sua depuração antes da inclusão no Sistema Comercial;
  • Em se tratando do coletor stand-alone, consolidar os dados recebidos das localidades e formatar os arquivos para transferência à Concessionária, permitindo a devolução parcial das faturas do dia no caso de atrasos decorrentes de problemas climáticos;
  • Permitir consulta "on-line" aos dados recebidos, faturados e fotos do medidor, com acesso por código, rota, nome, endereço, número do medidor e poste;
  • Emitir relatórios de: Descarga dos Coletores, Resumo Gerencial da Devolução, Análise do Roteiro Programado versus Realizado, Desempenho dos Leituristas e outros;
  • Montar roteiros alternativos de trabalho em campo que proporcionem maior produtividade dos leituristas, sem que seja necessário alterar o roteiro original do Sistema Comercial da Concessionária;
  • Manter as tabelas de apoio ao sistema, tais como: Coletores, Agentes Comerciais (leituristas), Localidades, etc.;
  • Administrar o controle de acesso ao sistema, envolvendo perfis de usuários, senhas, registro de transações efetuadas etc.

SOS Campo

Permite gerenciar a ida à campo para atender Ordens de Serviço não emergenciais, organizando-as de modo a melhor aproveitar o deslocamento das equipes conforme a região da cidade e a natureza do serviço (atendidos por equipes de carro, de moto, à pé, etc.). Geralmente, tais Ordens de Serviço referem-se a: corte por falta de pagamento, pedido de desligamento, religação normal à pedido ou automática pelo pagamento do débito, bem como qualquer outro tipo de serviço que a concessionária gere para tratamento em lote.

O sistema gerencia também as Ordens de Serviço que requerem maior agilidade de atendimento, como a Religação de Urgência, proporcionando rápida comunicação e despacho ao equipamento operado pelo eletricista mais próximo do local do serviço com base na sua localização constantemente monitorada por GPS.

Para os serviços normais, as Ordens de Serviço são carregadas nos coletores tantas vezes ao dia conforme rotinas pré-definidas.

Quanto aos serviços de urgência, estes são enviados diretamente ao equipamento por meio de comunicação via chip de celular ou modem via satélite.

No campo, o programa orienta o eletricista conforme cada serviço especificamente - corte, religação, etc. -, proporcionando uma padronização no atendimento dos serviços, registra as leituras, lacres, mudanças de dados da medição, nome do cliente avisado, dados de contas pagas, observações, etc., e imprime o Aviso de Corte ou de Religação, podendo, no caso de corte, à critério da concessionária, imprimir uma segunda-via agrupada das contas que originaram o corte para quitação pelo cliente, sem que este tenha que localizar contas possivelmente perdidas, ou ir ao escritório solicitar segundas-vias.

O equipamento permite, ainda, a captura da imagem do medidor ou das instalações, no caso de uma suspeita de fraude, p.ex., para fins de auditoria.

Os dados retornados do campo irão atualizar automática e de imediato o sistema da concessionária, sem necessidade de qualquer digitação adicional.

Benefícios mais evidentes decorrentes da adoção do sistema:

  • Elevação da confiabilidade dos serviços;
  • Padronização da execução dos serviços por parte do pessoal de campo;
  • Agilidade e exatidão da atualização quanto aos serviços executados e não executados;
  • Disponibilização de informações de atendimento ao cliente pelo Call-Center;
  • Liberação do pessoal de atualização das Ordens de Serviço;
  • Redução de clientes no escritório e maior satisfação dos mesmos;
  • Eliminação de papel, redução do uso de impressoras locais.
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